terça-feira, 23 de outubro de 2012

Mandioca gigante


 Depois do maracujá com o formato fálico, descoberto no Maranhão, um município mineiro virou atração por causa de uma mandioca gigante colhida na última sexta-feira. 
O detalhe é que além de enorme, o tubérculo também tem uma forma inusitada, e lembra a imagem dos membros inferiores de uma pessoa, com duas pernas e uma genitália masculina.

Colhida em São Domingos do Prata pelo motorista Luciano Santos, a mandioca pesa 18 quilos e foi plantada há cerca de 2 anos. “Para você ver do que a natureza é capaz”, afirmou.


Esta não é a primeira vez que Luciano colhe uma mandioca tão grande, porém o formato é inédito. “Tem muita gente tirando foto. As pessoas ficam curiosas e assustadas”, contou.


O motorista ainda não sabe o que vai fazer com o tubérculo, mas afirma que pretende guardá-lo por um tempo.


Foto e matéria retirada do blog de Jean Carlos

sábado, 20 de outubro de 2012

Maracujá com formato de órgão sexual masculino



28/02/11
" Frutos de ''pé'' de maracujá nascem com formato de órgão sexual masculino, no MARANHÃO em 2011.

A aparência curiosa de uma planta chamou a atenção de moradores do município de São José de Ribamar. O maracujazeiro de apenas dois anos, brotou frutos cujo formato é semelhante à genitália masculina.

A dona de casa, Maria Rodrigues de Aguiar Farias, 53 anos, é a proprietária do maracujazeiro e explica como tudo começou. "Minha filha me deu as sementes há dois anos. No começo até recusei, pois maracujá dá em todo lugar, mas ela insistiu disse que seria um bom lugar para descansar embaixo da sombra e acabei aceitando", acrescentou.
 Ela alega que a semente é parecida com a semente do maracujá tradicional, contudo, acha que não é maracujá.
"Estou curiosa para saber que gosto tem !
Segundo dona Maria, os frutos começaram a brotar no mês passado e a descoberta foi feita por seu filho que imediatamente comunicou o fato. "Mamãe, está nascendo um pé de p... no nosso quintal!", contou.


O desenvolvimento da planta deve-se também a extrema dedicação da vizinha Maria Elizabeth da Cruz, que diariamente regava o maracujazeiro. "Eu sempre regava o pé, mas nunca imaginei que fosse ficar nesse formato. É muito estranho e engraçado. Parece muito com aquilo".

Dona Maria Rodrigues afirma que várias pessoas mostraram-se interessadas no cultivo deste exemplar. "Vou distribuir as sementes para as pessoas que me pediram". A visitação tornou-se frequente, porém, sempre sob os olhares atentos da dona. E dentre os curiosos estava o jornalista ribamarense Edson Rêgo, que propôs a divulgação do fruto.

Totalmente Orgânico

O fato mais intrigante é que Maria Rodrigues nega qualquer tipo de manipulação. "Eu só plantei e ela ficou assim. Meus vizinhos já batizaram de maracujá p...", ressaltou.

Os engenheiros agrônomos da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) ficaram surpresos com o fato. Os técnicos da Aged optaram por analisar a planta e posteriormente elaborar um parecer a fim de esclarecer as possíveis causas para a anomalia do maracujazeiro.



Pesquisa científica
Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estão acompanhando, há pouco mais de um mês, o desenvolvimento do maracujá que cresce em formato de órgão sexual masculino. 
Segundo relato feito por ela aos pesquisadores da Embrapa, o fruto nasceu apenas em janeiro com o formato de pênis. "Ela nos disse que o maracujá surge no formato ovalado e depois se desenvolve com aquele formato. É a primeira vez que temos notícias de um fruto com essas características aqui no Maranhão", disse Marcelo Cavallari, pesquisador de recursos genéticos vegetais da Embrapa.
Cavallari afirmou ainda que a dona de casa recebeu da filha a semente do maracujá. "Nenhuma das duas viu como era o fruto originário, o que poderia nos ajudar na pesquisa. Não temos como confirmar o que realmente aconteceu com o maracujá, mas acreditamos que possa se tratar de uma mutação genética. Como todos os frutos têm o mesmo formato, a possibilidade de má formação é menos possível."
Os maracujás que estão no quintal da dona de casa têm a coloração verde. "O aspecto é saudável, não está doente. Tirando o formato, é sadio. O tempo de maturação costuma ser de um mês a um mês e meio, mas está demorando mais para amadurecer", disse Cavallari.
Filomena Antonia de Carvalho, coordenadora de Defesa Vegetal da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Maranhão, visitou a casa de Maria Rodrigues ainda em janeiro deste ano. "Não temos condições de avaliar o que aconteceu com o maracujá, por isso acionamos os pesquisadores da Embrapa. Fizemos, então, uma segunda visita ao local com eles."
"É bem grande, é bem grosso mesmo. Chega a ter entre 15 e 20 centímetros de comprimento. Não há motivo para que o maracujá não seja consumido por causa do formato, mas também não sabemos como é por dentro", disse Cavallari.
Ele explicou que a existência do maracujá com formato de pênis chamou a atenção de moradores da região, o que teria assustado Maria Rodrigues e dificultando o acesso científico ao fruto. "Para que possamos fazer uma pesquisa mais detalhada sobre o que aconteceu com o maracujá, ela precisa assinar um termo de anuência prévia de provedor, o que nos permitirá fazermos análises com o fruto. Estamos em fase de conversação, já que ela está assustada com a movimentação na casa dela.
Cavallari disse que pode fazer uma pesquisa no Banco de Germoplasma “Flor da Paixão”, no Distrito Federal, que abriga a maior coleção de passifloras (maracujás) do mundo, segundo a Embrapa. O acervo é de mais de 150 espécies de maracujá. "Só fazendo um comparativo para poder entender melhor o que ocorreu com o fruto e saber se houve outros registros semelhantes no país".



"Morro e não vejo tudo!"
Assista ao video


Ultimas noticias deste pé de maracujá
26/09/12
Morreu o famoso pé de p... maracujá que dava frutos “em formato de pênis”.
Dona Maria Rodrigues de Aguiar Farias, 53 anos, cobrava uma taxa para o visitante fotografar ou filmar o fruto que crescia em formato de órgão sexual masculino.
A árvore que atraía curiosos em São José de Ribamar (MA),  teve infestação de cupins e morreu. No local, dona Maria plantou um pé de macaxeira.

fonte veja aqui
........................................................................................................................................


05/06/13
"Descoberto segundo pé de maracujá em formato fálico no Maranhão
Maracujazeiro nasceu na casa do cantor Roberto Brandão, em São Luís.
Primeiro pé ficava em S. José do Ribamar e morreu no ano passado.

Parece que o falecido pé de maracujá de formato fálico deixou um herdeiro em São Luís
Na área da frente da residência do cantor Roberto Brandão, no Calhau, cresceu mais um maracujazeiro que dá frutos com a forma do órgão sexual masculino, despertando a curiosidade de quem passa pelo local.

Maracujá em formato fálico em árvore na residência do cantor Brandão (Foto: Roberto Brandão/Arquivo Pessoal)Maracujá cresce em árvore na residência do cantor Brandão (Foto: Roberto Brandão/Arquivo Pessoal)
De acordo com Brandão, o pé começou a frutificar há menos de um ano. Foi plantado com sementes compradas no interior do Estado e dadas de presente pelo cunhado. Nesta quarta (5), ao coletar os frutos das árvores que mantém em casa, o cantor percebeu o maracujá em formato fálico e postou uma foto na internet, provocando comentários de curiosos.
"Já é a terceira vez que o pé dá maracujá nesse formato. Foram poucos. Nasceu alguns no começo desse ano e agora de novo. Os outros, eu dei pra uns amigos que ficaram curiosos e pediram de presente", contou. "Quando meus amigos vêem, sempre rola uma brincadeira, é sempre curioso. As pessoas querem saber como é. É engraçado", acrescentou.
O cantor contou ainda que costuma usar o fruto sem problemas. "Eu e minha esposa gostamos de tirar a casca, a bucha e comer a polpa com leite condensado ou leite em pó. Não fizemos nada com os primeiros porque deixamos amadurecer muito, mas agora a gente já sabe o ponto de comer", explicou.
É a segunda árvore do tipo que se tem notícia no Maranhão. A morte do primeiro macajuzeiro foi anunciada há menos de um ano, em setembro do ano passado.
O pé ficava na casa de Maria Rodrigues de Aguiar Farias, de 56 anos, em São José de Ribamar, região metropolitana de São Luís."
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGEM EM DESTAQUE

Artesanatofofo Aulas e Dicas - INSCREVA-SE!

VISITE MEU CANAL NO YOUTUBE! TODA 5ª FEIRA , GRÁTIS UMA NOVA VIDEOAULA DE ARTESANATO Mais uma videoaula de crochê do meu canal Artesanat...

POSTAGENS POPULARES