quinta-feira, 29 de maio de 2014

Árvores bizarras - VI

  (Foto: Reprodução)

  (Foto: Reprodução)

 Sequoia
Reconhecidas pelo grande porte e longevidade, as sequoias podem passar dos 100 m de altura e viver por milênios. A espécie tem um tronco avermelhado e bastante robusto. Ela é tão forte que a árvore Chandelier, que fica em Legget, na Califórnia, teve sua base perfurada na década de 1930 para virar um túnel para carros.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Árvores bizarras - V

  (Foto: Reprodução)

  (Foto: Reprodução)

Dragoeiro
A casca e folhas cortadas secretam uma resina avermelhada, batizada como sangue de dragão, que era usada na Europa para produzir remédios ou tingir madeira e tecidos. O dragoeiro (Dracaena draco) é natural da península Ibérica, mas também pode ser encontrado em abundância nas ilhas Canárias (Espanha) e em alguns pontos do arquipélago de Madeira e Açores (Portugal). 


  (Foto: Reprodução)

Sabina
O vento forte causa a deformação nos troncos da maioria das Sabinas (Juniperus phoenicea) da Ilha de El Hierro, no arquipélago espanhol das Canárias. A árvore foi descartada para a fabricação de móveis por conta de sua fragilidade, mas virou atração turística, especialmente durante a Semana Santa. 

domingo, 25 de maio de 2014

Árvores bizarras - IV

Carvalho
A Chapelle Chêne ("capela de carvalho") é um carvalho que hospeda, no tronco oco, duas capelas construídas em 1669 – uma escada em espiral leva os peregrinos até os templos. A árvore, que fica em Allouville-Bellefosse, França, tem entre 800 e 1.200 anos, 15 m de altura e 16 m de circunferência.   (Foto: Reprodução)

Cipreste

A Árvore de Santa María del Tule, no México, é um cipreste (Taxodium mucronatum) de mais de 2 mil anos. Esta é uma das maiores do mundo, com 42 m de altura, volume de 817 m
³ e peso estimado de 636 toneladas. Por conta do seu tamanho, os nódulos que surgem nos troncos formam figuras que atraem visitantes.

  (Foto: Reprodução)

  (Foto: Reprodução)

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Árvores bizarras - III

  (Foto: Reprodução)

Banyan

O templo Ta Prohm, no Camboja, foi cenário do filme Tomb Raider. A construção é marcada pelas raízes gigantes das árvores que crescem para cima, ao redor e através das suas paredes. Na Índia, aliás, as pessoas acreditam que a árvore realiza desejos e traz sorte. 


  (Foto: Reprodução)

Cajueiro de Pirangi

A praia de Pirangi, na cidade de Parnamirim, RN - Brasil, virou ponto turístico por ter o maior cajueiro do mundo – ele cobre uma área de 750 m². Isso acontece porque os pesados galhos pendem e se curvam para o solo até que deem novas raízes e comecem a brotar novos cajueiros a partir da mesma árvore.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Árvores bizarras II

  (Foto: reprodução)

  (Foto: Reprodução)

Árvores de Circo
O fazendeiro Axel Erlandson começou a brincar com a aparência das árvores até que montou uma fazenda na Califórnia, na década de 1940, para expor suas Árvores de Circo – ele podava, vergava e inseminava as plantas em formas fantásticas. 

Para a Árvore Cesto, por exemplo, ele plantou seis mudas em um círculo e depois as enxertou umas nas outras para formar os padrões geométricos que desenham o tronco acima.

terça-feira, 20 de maio de 2014

Árvores bizarras

  (Foto: reprodução)
 Árvore da Vida
Há 400 anos, ela vive solitária no meio do deserto do Bahrein, graças às raízes profundas e extensas. Cerca de 50 mil turistas já  percorreram 2 km de areia fina para ver de perto a Sharajat-al-Hayat, como é chamada a árvore no idioma local – reza a lenda, inclusive, que ela fica no mesmo local do bíblico Jardim do Éden.

  (Foto: Reprodução)

  (Foto: Reprodução)
Com troncos que podem armazenar até 120 mil litros-d’água, elas se tornaram símbolo do Senegal e a árvore nacional de Madagascar (que possui a maior variedade: seis espécies). 
Entre 25 m de altura e 7 m de diâmetro, os baobás crescem em zonas áridas e sofrem intervenções humanas, como este inusitado banheiro, construído dentro de seu casco. 

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Orquídea rara com cara de macaco

Fotos mostram um tipo de orquídea que se parece com a cara de um macaco. Mas será que isso é verdade mesmo ou é mais uma farsa da web?

Desde julho de 2012, várias fotos circulam pela web mostrando o que parece ser uma flor rara cujas pétalas se assemelham a fisionomia de um macaquinho. 
A dúvida é se as imagens são verdadeiras ou falsas:
Orquídea-Macaco encontrada na web! Verdadeiro ou falso?

As fotos são reais!
Essa orquídea possui o nome científico de Dracula simia por se parecer com um macaco e por causa das suas duas pétalas longas (que lembram os caninos do personagem Drácula). Ela foi batizada em 1978, pelo botânico americano Carlyle August Luer.
De acordo com o Instituto Hypnus, essas belíssimas flores vêm do sudeste do Equador e do Peru, de regiões com altitudes entre 1000 e 2000 metros e, por essa razão, são encontradas geralmente por exploradores.
Apesar da dificuldade de se encontrar essa orquídea (que exala um perfume adocicado que lembra o cheiro de laranja madura), muitos colecionadores têm conseguido cultivar a planta em outras partes do mundo.

Mais fotos dessa flor curiosa

Foto: http://www.flickr.com/photos/41901349@N03/4671274353/
Foto: JataR
Foto: Eric Hunt
Foto: Eric Hunt

Conclusão

A Orquídea-Macaco existe mesmo! As fotos são reais!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGEM EM DESTAQUE

Artesanatofofo Aulas e Dicas - INSCREVA-SE!

VISITE MEU CANAL NO YOUTUBE! TODA 5ª FEIRA , GRÁTIS UMA NOVA VIDEOAULA DE ARTESANATO Mais uma videoaula de crochê do meu canal Artesanat...

POSTAGENS POPULARES