sábado, 24 de janeiro de 2015

Os dinossauros que viveram no Brasil


Além de pegadas, ovos, ossos, até mesmo fezes de dinossauro já foram encontradas em nosso país. Alguns fósseis estavam tão bem conservados que permitiu as pesquisas indicarem a especie exata.

Dizem os estudos que a área onde hoje é o Brasil era preenchida por muitos rios, lagos e arvoresconíferas de ate 30 metros de altura, alem de existir muitas samambaias. Essas plantas serviam de alimento para os titanossauros, herbívoros que tiveram seus fósseis encontrados em São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

No nordeste foi descoberta uma nova especie de dinossauro carnívoro que viveu em nosso país há cerca de 110 milhões de anos atrás. Esses fósseis são os únicos encontrados no Brasilcom restos de tecido mole com fibras musculares, vasos sanguíneos e pele. Essa especie chamada de Santanaraptor Placidus pode ser comparada ou classificada no mesmo grupo do Tyrannossaurus Rex.





Abaixo  as principais especies de dinossauros brasileiros e onde viviam:

Ornitópodos (SP) – eram herbívoros e podiam ser bípedes ou quadrúpedes e ter altura entre 1,8 a 4 metros, e de comprimento 2,5 a 6 metros







Titanossauro (SP, MG, GO, MT) – eram o maior e mais representativo dinossauro da America do Sul e segundo os estudos eles viveram cerca de 65 milhões de anos atras. Podiam ter ate 15 metros de comprimento e 5 metros de altura, pesando 15 toneladas em media. Esses animais se alimentavam de samambaias.







Carnossauros (MT, BA, PB) – eram carnívoros e tinham 07 metros de altura e 12 de comprimento.







Espinossauro (CE) – eram carnívoros, tinham 3 metros de largura e pesavam 600 quilos.







Iguanodonte (PB) – eram bípedes, herbívoros, pesavam 5 toneladas e tinham de 6 a 10 metros de comprimento e 3 a 7 metros de altura.







Abelissauro (SP e MG) – eram carnívoros e tinham 7 metros de comprimento e 5 de altura. Eram bem parecidos com o Tyrannossaurus Rex.







Estauricossauro (RS) – mediam apenas 1,5 metros, pesando 50 quilos. Eram carnívoros e é considerada uma das especies mais antigas, podendo ter existido há 225 milhões de anos atras.







Plateossauro (RS) – esse herbívoro primitivo e muito ágil pesava 200 quilos e media 2 metros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu pela visita! Volte outras vezes!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGEM EM DESTAQUE

Artesanatofofo Aulas e Dicas - INSCREVA-SE!

VISITE MEU CANAL NO YOUTUBE! TODA 5ª FEIRA , GRÁTIS UMA NOVA VIDEOAULA DE ARTESANATO Mais uma videoaula de crochê do meu canal Artesanat...

POSTAGENS POPULARES